Fotografia Lifestyle – mais natural impossível

Lifestyle é um dos assuntos mais comentados atualmente no mundo da Fotografia. Com a intenção primordial de registrar o que há de mais real em cada cena, tem conquistado a preferência de muitas pessoas e caído no gosto de diversos Fotógrafos.

É óbvio que a gente dirige a cena, escolhe a luz, procura os melhores locais para clicar momentos maravilhosos, mas não tem como fugir da vontade de encontrar as melhores expressões, aquelas que traduzem o fotografado do jeito que ele é, o mais natural possível.

Não há imagem mais significativa do que registrar um bebê em casa, no ambiente em que ele se sente seguro, ao lado da família. É impressionante que até as pessoas tímidas se soltam mais quando estão em seus “domínios”.

Quando fazemos ensaios de acompanhamento, é incrível cada novidade que surge mês após mês. O choro, a gargalhada, chupando o dedo do pé, falando “papai” e “mamãe”.

Nós, Fotógrafos, temos à nossa disposição ensaios ricos e recheados de fofura, concorda?

É o estilo de vida de nossos clientes que nós queremos registrar, seu cotidiano, suas particularidades, bem diferente de quando estamos no estúdio onde, de certa forma, clicamos um personagem, que está na frente das nossas lentes para um trabalho publicitário ou para guardar em imagens uma data marcante, por exemplo.

E não apenas o ensaio Lifestyle é bacana! É enriquecedor entrevistar os nossos clientes e conhecer os seus gostos, sua rotina, suas histórias. Isso nos aproxima das pessoas, quebra o gelo e nos ensina muito.

É um privilégio registrar a alma das pessoas, suas manias, seus ritos familiares, sua essência. A luz pode estar perfeita e o ambiente pode ser lindo, mas se não conseguimos mostrar em imagens como nossos clientes são realmente, não fomos capazes de cumprir a missão da Fotografia Lifestyle.

Separei algumas dicas valiosas para fazermos uma Fotografia Lifestyle de qualidade:

– OS DETALHES – fique atento aos mínimos detalhes: manias, expressões, rituais familiares. É isso que faz o Lifestyle realmente ser Lifestyle.

– O QUARTO DO BEBÊ – se o fotografado é um recém-nascido, fique de olhos bem abertos no quartinho do bebê. Aquele cômodo foi pensado, sonhado e executado com muito carinho pelos pais e eles esperam que você consiga perceber coisas que somente eles sabem.

– SEJA INVISÍVEL – quanto menos você dirigir a cena, mais cliques naturais conseguirá. Tente deixar o seu cliente bem à vontade, despojado, a ponto dele esquecer de você.

– ALÉM DOS MUROS – na entrevista, descubra locais externos que carregam significado para o seu cliente. Uma praia, uma praça, um parque, descubra o que realmente há no interior das pessoas e que pode gerar bons cliques.

– ESTUDE – não há melhor material de referência do que o trabalho de outros fotógrafos. É uma troca muito saudável (muita gente olha o seu portfólio também). E não esqueça: sempre existirá alguém melhor do que você e que te proporcionará um aprendizado muito rico.

Bons cliques!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: