TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER FOTOS INCRÍVEIS COM O CELULAR

As câmeras dos smartphones estão cada dia mais modernas e com uma qualidade que impressiona, a ponto de muitas vezes ser bastante difícil diferenciar uma imagem produzida por uma câmera profissional de uma clicada com o celular.

Mas, ao mesmo tempo, vemos um monte de imagens muito ruins pois, muitas vezes, as pessoas não sabem extrair o melhor de seus celulares.

Não basta enquadrar e clicar no botão. Existe uma série de dicas fundamentais para você fazer as melhores fotos da sua vida com o celular.

E o melhor de tudo: você nem precisa saber o que é e nem como usar o ISO, o Obturador e o Diafragma.

Tome nota de tudo e depois é só colocar pra fora o grande fotógrafo que existe em você:

1 – A primeira dica (e talvez a mais importante, junto com a Dica número 16) é: fique a favor da luz. Isso significa dizer que você precisa ficar de costas para o Sol ou para a fonte de luz presente no ambiente em que você pretende fotografar.

2 – Aproxime-se ao invés de usar o zoom do seu celular. Grande parte dos smartphones só possui zoom digital, ou seja, quanto mais zoom você der, mais ruídos aparecerão na sua imagem. Por isso, chegue o mais perto que puder da pessoa/animal/paisagem/objeto que você pretende fotografar, a menos que não seja possível.

3 – Há um risco enorme das fotos de celular de saírem tremidas. É por esse motivo que você precisa estar estático, segurando o seu smartphone firmemente antes e depois do clique. 

4 – Para diminuir ainda mais o risco das suas fotos saírem tremidas, utilize um tripé (ou até o seu pau de selfie). Isso dará total estabilidade, gerando imagens maravilhosas.

5 – Se o seu modelo é uma pessoa ou um animal, procure fotografá-los na altura dos olhos. O resultado é excelente.

6 – Com relação a fotos para as redes sociais, prefira fazer imagens horizontais a verticais. Elas se adequam melhor ao formato das mídias.

7 – O flash só deve ser usado quando não houver alternativa. Caso esteja numa região iluminada ou se houver possibilidade de se deslocar para um local mais apropriado, desligue o flash.

8 – O seu celular definirá o foco da imagem de forma automática. Mas é preciso que você espere ele fazer esse serviço. Há pessoas que não tem paciência de esperar e acabam fazendo fotos que não servem pra nada, pois não há nitidez.

9 – Você também pode dizer para o seu celular qual ponto da sua foto você deseja que seja focado. Basta clicar na tela no local a ser ajustado.

10 – Por melhor que seja o seu aparelho e a resolução da sua câmera, é preciso que você edite as imagens. Corte partes sem foco ou mal enquadradas e exclua aquilo que não é interessante na sua imagem. Ajustes básicos como cor, exposição e contraste podem ser feitos com aplicativos que você baixa para o seu smartphone.

11 – Limpe a lente do seu celular. Isso vai evitar que suas fotos saiam borradas ou fora de foco.

12 – Não basta apenas seguir todas as dicas acima. O cenário também é muito importante. Por isso, escolha um local bonito para que a pessoa/objeto que você pretende fotografar forme uma composição satisfatória.

13 – Você também pode baixar aplicativos de câmera. Não é obrigatório utilizar o que veio instalado no seu celular. Experimente vários até encontrar um que alcance as suas preferências.

14 – Altere as configurações do seu celular. Coloque a qualidade das fotos para o máximo possível. Mas tenha em mente que isso diminuirá a memória do seu aparelho. Se o seu smartphone for adaptado pra isso, compre um cartão de memória. 

15 – Utilize a câmera de trás do seu celular ao invés da frontal, a não ser que seu objetivo seja uma selfie. As câmeras traseiras têm resolução melhor.

16 – A última dica talvez seja a mais importante (junto com a Dica número 1): PRATIQUE MUITO! É somente com a pratica que você vai conhecer a fundo o seu smartphone. Apesar de existirem regras básicas (essas que mencionamos aí em cima), cada modelo apresenta particularidades e é somente testando que você vai conseguir.

Então, vamos praticar? Hora de conhecer o seu celular! Bons cliques!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: